O Circuito de Palestras Agroambientais da AEARJ teve início na comunidade rural da Serrinha/Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa reúne diversos parceiros, como EMBRAPA Alimentos, Rede BIOFORT, EMATER, prefeitura do RJ/SMAC, Sindicato Rural do Município do Rio de Janeiro, AAMA, Cooperativa AGRO VERDE, Lions Club – 1º Distrito – Ilha do Governador (LIONS DISTRITO LC-1), Hortas Cariocas e CONFAEAB. Nesta edição, o tema abordado foi “Segurança Alimentar – Produção de Milho Biofortificado”, destacando o trabalho da Rede BIOFORT, que desenvolve produtos agrícolas com maior valor nutricional.
A AEARJ está promovendo palestras e ações de campo por todo o estado, sempre em parceria com diversas entidades. Um dos destaques dessa ação foi a formação de um time de Guardiões das sementes biofortificadas, responsáveis por multiplicar o material colhido e redistribuí-lo para outros produtores. Essa estratégia garante o acesso a alimentos mais nutritivos para comunidades em situação de insegurança alimentar, agravada pela pandemia de COVID-19. Além do milho biofortificado, o Projeto BIOFORT também trabalha com outros alimentos, como aipim, feijão, abóbora e batata-doce, possibilitando o plantio em áreas rurais, urbanas e periurbanas.
A difusão dessa tecnologia exige o engajamento de parceiros e o direcionamento adequado de políticas públicas para combater a pobreza, a miséria e a fome. Enquanto houver qualquer grau de insegurança alimentar, seja leve, moderada ou grave, o trabalho de engenheiros agrônomos, pesquisadores, gestores públicos e toda a sociedade continuará sendo essencial. Junte-se a essa causa, porque juntos podemos fazer mais e melhor. Todo dia é dia de praticar Agronomia!